Para quem ainda não conhece, a Black Friday é um evento que propõe 24 horas de liquidações e valores baixíssimos. Nasceu nos Estados Unidos na sexta-feira após a Ação de Graças e chegou no Brasil em 2010 (e a cada ano ganha novos adeptos). Por isso, preparamos para você esse guia definitivo para vender muito mais.

Essa importante data do calendário do lojista requer alguns preparativos para que tudo ocorra como o planejado. Para isso você precisa pensar em três etapas de mudanças na sua loja virtual: a hospedagem e código do site (que é a parte que o seu cliente não vê), o layout e divulgação do seu site (a parte atrativa) e no seu estoque e atendimento (pois você precisa ter produtos para vender). Venha conferir cada etapa detalhadamente para arrasar nas vendas da Black Friday 2017!

Preparações na Loja Virtual

1- Velocidade do site
Em tempos de Black Friday, um site lento não tem vez. Além de ser um importante fator de ranqueamento no Google, um site lento é prejudicial à sua loja virtual pois você perde um possível cliente que não tem paciência para esperar a página carregar. Lembre que os visitantes que usam smartphones são mais exigentes, pois os sites precisam carregar mais rápido por conta dos dados móveis. Preocupe-se com a versão mobile ou responsiva do seu site para vender perfeitamente em todos os dispositivos.

Então comece melhorando a velocidade do seu site, essa é a sua primeira preocupação pois ligada a ela você já consegue resolver outras falhas em seu site. Faça testes para medir o desempenho do seu site com algumas das ferramentas disponíveis na internet. Após o teste, siga as recomendações de otimização.

2- Hora de otimizar
É muito comum ter o volume de acessos intensificado durante o dia de promoção, como prevenção você pode realizar algumas otimizações. Começando pela remoção de recursos desnecessários, como plugins e extensões que não agregam valor no seu site. Você também pode comprimir os arquivos para diminuir o tamanho que ocupa no servidor, fazer essa compressão permite que a página carregue mais rápido. Use CSS Sprites e otimize suas imagens, pois elas são os arquivos que mais pesam no site.

Habilite o cache e use CDN para que a conexão do visitante seja em um servidor geograficamente mais perto dele. Lembre-se de conversar com o desenvolvedor da sua loja virtual e peça para ele realizar algumas otimizações no código também.

3- Segurança
Certamente as rotinas de segurança já fazem parte da sua lista diária de tarefas no e-commerce, mas sempre é bom reforçar – já que segurança nunca é de mais. Atualize suas senhas e as permissões de acesso dos usuários do seu site, nesta fase de alterações é recomendável que apenas algumas pessoas da sua equipe tenham acesso para modificar os arquivos do site. Invista em um detector de malware como o SiteLock (confira aqui os planos) e adquira um Certificado SSL, se ainda não possui.

Preparações de Logística

4- Estoque e Produtos com desconto
Para a Black Friday você precisa ter uma atenção maior com o estoque, então comece fazendo a definição de quais produtos entrarão ou não em promoção. Lembre-se que as buscas são mais intensas nesse período, por isso é importante ter uma boa quantidade de cada item que estará com desconto. Você pode aproveitar para diversificar o seu estoque, vendendo aqueles produtos parados. Você também pode criar kits comemorativos… As opções para surpreender os seus clientes são infinitas.

Mantenha o seu site atualizado, pois a maior decepção para um cliente é tentar comprar um produto e encontrá-lo indisponível ou ter problemas na entrega. Aposte também na transparência nos valores dos produtos.

5- Atendimento
Se a procura é alta, as dúvidas também serão. Assim é importante preparar a comunicação do seu site com atenção para que todas as informações sobre a promoção sejam claras e explicativas. Treine sua equipe de atendimento com todos os detalhes sobre as políticas de desconto e detalhes dos produtos participantes.

Se você não possui atendimento 24 horas, um ótimo diferencial para o dia de Black Friday é deixar uma equipe online em todos os horários, procure ativar o WhatsApp também – é uma opção prática para conversar com os seus clientes.

Preparações de Marketing

6- Comunicação visual
Se é Black Friday então você precisa mostrar isso para o seu cliente. Mude o layout do seu site para esse dia especial, com isso o seu visitante vai saber que você também está com uma promoção.

A dica é usar o preto e realçar a porcentagem de desconto. Use tags de destaque nos produtos participantes e banners comemorativos. Altere as imagens das suas redes sociais também e crie peças exclusivas para divulgação nesse período. Por onde o seu cliente passar ele vai saber que você está com promoção

7- Divulgação
Certamente você já se preocupa com as buscas orgânicas e otimiza o seu site com as técnicas de SEO, então mantenha essa rotina mas agora voltada para a Black Friday – deixe o seu site bem ranqueado para as palavras-chaves ligadas à data e aos seus produtos/serviços.

Dentre as estratégias de divulgação, aposte em:

Links patrocinados: renove suas campanhas no Google, Bing e Yahoo para a comunicação visual do evento e com os novos valores de desconto.
E-mail marketing: divulgue para a sua base de clientes, novos leads e pessoas que já demonstraram interesse em algum produtos.
Redes sociais: com o seu perfil festivo para a Black Friday, seus seguidores já saberão que vão encontrar ótimos descontos em sua loja. O Facebook é sempre uma excelente opção, mas aposte também em outras mídias. Lembre-se de renovar as suas campanhas no Facebook Ads também.
Landing Page: você pode direcionar o fluxo das campanhas para um landing page exclusiva da Black Friday e aproveitar a assertividade dessas páginas.

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